lobo888 -China-Malaysia Qinzhou Industrial Park Foto: VCGNota do Editor:As duas sessões anuais da China começ

Política Resolutlobo888 -a da China - Especialista Malaio

China-Malaysia Qinzhou Industrial Park Photo: VCG

China-Malaysia Qinzhou Industrial Park Foto: VCG

Nota do Editor:

As duas sessões anuais lobo888 -da China começaram esta semana. Esta série crítica de reuniões na primavera é vital para definir a abordagem da China às questões de política econômica, política e externa durante todo o ano. Também oferece aos observadores uma janela para as últimas ideias e práticas do desenvolvimento da China em vários aspectos, incluindo a democracia popular durante todo o processo, o desenvolvimento de alta qualidade, a modernização chinesa e a sabedoria que o país fornece para a governança global.

Na sexta parte da série "Inspirações das duas sessões", Dato' Joseph Lim (Lim), vice-presidente da Câmara de Comércio Malaysia-China, compartilhou suas ideias com o repórter do Global Times (GT) Su Yaxuan, dizendo que quando os países ocidentais realmente entendem a China, eles perceberão que Os líderes chineses são resolutos na formulação de políticas e as levarão até o fim.


GT: Como você vê o significado do Congresso Nacional do Povo (NPC) da China e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC) para a China e para o mundo?

Lim: Estou mais preocupado com os aspectos de desenvolvimento e transformação econômica das duas sessões. De acordo com o estado atual do cenário empresarial e da capacidade de produção da China, espero ver políticas mais favoráveis ​​à exportação. Em termos de políticas de exportação, a área de veículos de nova energia merece atenção especial. Estamos muito claros de que a concorrência no desenvolvimento econômico interno da China é acirrada. Em um ambiente tão competitivo, o desenvolvimento de mercados no exterior será uma questão importante.

Em segundo lugar, a China já é a segunda maior economia do mundo, portanto, quaisquer decisões tomadas durante as duas sessões não afetarão apenas a China, mas também o desenvolvimento econômico regional e até global. 


GT: Qual sua opinião sobre a busca da China pelo desenvolvimento econômico de alta qualidade? Como você interpreta suas conotações?

Lim: Como empresário que faz negócios na China há mais de 20 anos, tenho visto a China aprimorar e fortalecer continuamente seu sistema financeiro. Globalmente, os sistemas financeiros de qualquer país precisam de desenvolvimento contínuo. Sob o desenvolvimento de alta qualidade, o fortalecimento do sistema financeiro é a chave para o desenvolvimento.

Em segundo lugar, a manufatura inteligente da China. A manufatura inteligente sempre foi meu foco, e percebi que a China fez progressos no desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia. Os países da ASEAN estão muito conscientes da força da China e, embora os países europeus e americanos tenham suas próprias considerações políticas e preconceitos, a Malásia vê a China de uma perspectiva neutra. A China tem sido o maior parceiro comercial da Malásia por 15 anos consecutivos, e a Malásia definitivamente respeitará este importante parceiro comercial.

Dato' Joseph Lim Photo: Courtesy of Lim

Dato' Joseph Lim Foto: Cortesia de Lim

GT: Você elogiou a cooperação entre as empresas chinesas e malaiesas por alcançar benefícios mútuos e resultados positivos. Poderia fornecer alguns exemplos?

Lim: Participei de um treinamento sobre a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) na China em 2015. Após retornar à Malásia, organizei mais de 100 fóruns sobre a BRI e mesas redondas em chinês, inglês e malaio por meio do meu grupo de especialistas. Também estabelecemos um centro móvel da BRI fora da China para promover uma melhor compreensão da BRI entre nosso país e outros países.

Acompanhamos alguns projetos de cooperação China-Malásia e descobrimos que as empresas chinesas empregam muitos funcionários malaios locais. Quando esses funcionários não possuem conhecimento técnico, as empresas chinesas os treinam em suas bases na China. Acredito que isso demonstra totalmente que os investimentos chineses no exterior não são apenas sobre projetos, mas também sobre fortalecer as competências dos trabalhadores locais.

Outro exemplo é o "viaduto mais bonito de Kuala Lumpur" - SUKE, que é um projeto de rodovia da Malásia construído pela China Harbour Engineering Company. A Malásia nunca teve esse tipo de viaduto antes, e isso mudou a forma como os malaios veem as rodovias. Este viaduto melhorou o fluxo de tráfego em Kuala Lumpur.


GT: Como empresário que faz negócios na China há mais de 20 anos, como você vê a constante retórica negativa visando a economia chinesa pelo Ocidente, como a teoria do "colapso econômico chinês"?

Lim: Discordo completamente dessas afirmações. O Ocidente está atualmente em declínio. Quando a economia e a capacidade de produção da China eram relativamente fechadas, os países ocidentais defendiam o comércio igual e livre em todo o mundo. Naquela época, eles criticavam a "economia fechada" da China. No entanto, à medida que a China gradualmente se abriu e se expandiu, eles mudaram seu discurso. Agora, os modelos econômicos americano e europeu estão se estreitando, concentrando-se apenas no comércio com aliados e implementando políticas protecionistas. Isso é inaceitável no mercado de livre comércio de hoje. O mundo deveria ser sobre concorrência leal e abertura, não sobre todos fechando suas portas e trabalhando isoladamente.

Os países ocidentais, como os EUA, costumam levantar questões de "segurança nacional". Mas é errado usarmos o iPhone e o iPad agora? Acho esse argumento irrazoável.

Testemunhei a transformação de algumas cidades na China nos últimos 20 anos. Por exemplo, Nanning, uma cidade localizada na Região Autônoma Zhuang de Guangxi, no sul da China, é completamente diferente em comparação com 20 anos atrás. Podemos ver claramente como as políticas podem mudar uma cidade. Desde que Nanning se tornou o local da Exposição China-ASEAN, impulsionou o desenvolvimento de toda a cidade nos últimos 20 anos. Por meio de Nanning, empresários malaios conseguiram se conectar com mais cidades em Guangxi, como Qinzhou. Qinzhou agora tem um Parque Industrial China-Malásia Qinzhou, com algumas empresas se instalando e se desenvolvendo.

O chamado "colapso econômico chinês" proposto pelos países ocidentais é completamente incorreto, pois eles não entendem verdadeiramente a China. Quando eles realmente entenderem a China e as duas sessões, perceberão que os líderes chineses são determinados a criar políticas e as levarão até o fim. Este tipo de determinação não está necessariamente presente nos países ocidentais.

Nos últimos anos, a economia mundial pode ter enfrentado alguns desafios, mas como mencionei, a China pode ajudar outros países em desenvolvimento por meio da produção de capacidade, não apenas na Malásia, não apenas no Sudeste Asiático, mas nos países em desenvolvimento, incluindo os países africanos. A China está compartilhando suas experiências e realmente ajudando no desenvolvimento de países do terceiro mundo.


GT: A China tem sido há muito tempo uma força motriz por trás da recuperação econômica mundial, esse momento continuará em 2024? Você tem confiança nessa perspectiva?

Lim: Sou muito otimista sobre o papel da China em impulsionar a recuperação econômica global, especialmente para os países em desenvolvimento. A China não só fala, mas também caminha, usando projetos para impulsionar e desenvolver as economias locais. Os países ocidentais costumam dar conselhos, mas lutam para se engajar verdadeiramente em projetos de desenvolvimento local em outros países. Portanto, acredito que a China desempenha um papel muito importante na condução da economia mundial.
ARTIGOS RELACIONADOSDuas sessões oferecem boas percepções sobre o paradigma de desenvolvimento da China: acadêmico tailandês

Esta semana, a China deu início às duas sessões, uma das mais importantes reuniões políticas anuais. O evento ...

Duas sessões atraem atenção internacional; O impulso de desenvolvimento da China aumenta a confiança mundial para a recuperação global

Veículos de comunicação internacionais e diplomatas estrangeiros estão prestando muita atenção às duas sessões em andamento, pois estão ...

Estratégias prospectivas propostas em duas sessões enquanto a BRI proposta pela China embarca no desenvolvimento de alta qualidade para a próxima década

Nas duas sessões em andamento, as reuniões anuais da Assembleia Popular Nacional (APN), legislativo nacional da China, e ...

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.sitemap